sábado, 27 de março de 2010

O que é programa 5S ?

É um programa com cinco passos básicos que visa a melhoria de vida.

1. Evitar desperdício.
2. Organizar o trabalho.
3. Cuidar da limpeza.
4. Cuidar da saúde.
5. Ser disciplinado...

e tornar o seu dia-a dia na empresa muito mais tranqüilo e agradável. Você gostará tanto desse programa que, certamente, aplicará também em seu ambiente familiar.

Por que o nome 5S? Esse programa surgiu no Japão, para combater a sujeira, a desorganização e a poluição nas empresas. Lá a palavra principal de cada passo começa com a lera S. Daí o nome do Programa 5S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. A qualidade dos produtos japoneses, que todo mundo admira, começou com o Programa 5S.

PRIMEIRO S

Senso de utilização
É aqui que você começa a pôr seu trabalho em ordem. Ter Senso de utilização é, antes de mais nada, saber separar o que presta e o que não presta. É saber identificar o que é necessário e o que é desnecessário.
Por mais que tenha cuidado, várias coisas vão sendo acumuladas no local de trabalho (materiais, ferramentas, documentos, papel velho, ferro, fios etc.). Tudo isso só serve para atrapalhar e tomar o espaço que você precisa. Assim, quando você vai procurar um material ou um documento, acaba perdendo o seu tempo e paciência.

Vantagens do Senso de Utilização
1. Libera espaço.
2. Elimina materiais desnecessários.
3. Gera economia, porque alguns desses materiais podem ter utilidade em outras áreas.
4. Ganha tempo.
5. Diminui riscos de acidentes.

Como praticar o Senso de Utilização
Coloque perto de sua máquina, bancada, mesa de trabalho ou posto o material que você usa a toda hora. Coloque próximo do seu local de trabalho o material que você usa poucas vezes no dia. Coloque no armário, arquivo, depósito ou ferramentaria aquele material que você usa de vez em quando.

É muito importante que você raciocine sobre o Senso de Utilização para não correr o risco de descartar algum documento, material ou ferramenta que você precisa. Avalie periodicamente os resultados da seleção, suas vantagens e, ainda, o que precisa melhorar.

SEGUNDO S

Senso de Ordenação
Ordenar significa colocar cada coisa em seu devido lugar. É saber determinar o local para guardar e achar com facilidade os equipamentos, ferramentas, materiais e documentos. Para ordenar é importante que você obedeça a uma ordem que todos entendam.

Vantagens do Senso de Ordenação
1. Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas, equipamentos e outros objetos.

2. Facilidade na comunicação, pois todos vão saber onde encontrar o que foi guardado.

3. Diminuição de acidentes, pois estará tudo no lugar certo.

Por essa razão, cada material, ferramenta ou equipamento necessita de um local apropriado para ser guardado, de acordo com sua característica; a regra do UM é melhor. Por isso sempre que possível, tenha somente UMA ferramenta para cada função, UM arquivo e UMA cópia de documento.

Como praticar o Senso de Ordenação

Padronize. Tudo o que for igual deve ser colocado no mesmo lugar: objetos, ferramentas e máquinas.

Identifique. Com a comunicação visual, você facilita a localização. Dessa forma, use cores visíveis, símbolos conhecidos, palavras ou desenhos em tamanho legível. Exemplo: no quadro de ferramentas, faça um desenho ou escreva o nome do objeto guardado.

Saiba usar e guardar. Não se esqueça de que, depois de usados, todos os documentos, materiais, ferramentas e equipamentos devem ser guardados nos mesmos lugares de onde foram tirados. Assim, você facilita a localização do objeto por qualquer um dos colegas.

TERCEIRO S

Senso de limpeza
Limpar é “dar uma geral”, é tirar toda a sujeira. Limpar também significa evitar que o local de trabalho se suje, eliminando as causas da sujeira.

Vantagens do Senso de Limpeza
1. Satisfação dos empregados, porque quando você trabalha em um local limpo, o ambiente se torna mais agradável e você se sente mais valorizado.

2. Maior controle sobre o estado e conservação das máquinas, equipamentos, ferramentas e produtos. O desafio é não sujar para não precisar limpar.

Como praticar o Senso de Limpeza
1. Limpe tudo (máquinas, equipamentos, ferramentas, paredes, tetos, arquivos, armários, banheiros etc.).

2. Verifique sempre os locais onde a sujeira mais se acumula. Não deixe, no chão, ferramentas, parafusos, restos de materiais, graxas, óleos, copinhos de café ou papéis.

3. Coloque o lixo na lixeira. Nunca esqueça que cada lixo tem seu lugar apropriado.

4. Verifique sempre se o ambiente continua limpo.

Aqui terminam os três primeiros S. Eles formam o alicerce para que você alcance o quarto e o quinto. Agora começa o grande desafio: a conquista de um ótimo ambiente de trabalho.

QUARTO S

Senso de Saúde
Saúde significa cuidar bem da nossa parte física e mental. É ter uma visão do homem como um todo, de bem com o seu corpo, sua mente e sua existência.

Vantagens do Senso de Saúde
1. Equilíbrio físico e mental.
2. Melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade.
3. Melhoria nas áreas comuns de empresa: banheiros, refeitórios, copa etc.
4. Melhoria da convivência social na empresa.
5. Melhoria das condições de segurança.

Como praticar o Senso de Saúde
1. Cuide da higiene pessoal, tomando banho diariamente, usando roupas limpas e bem passadas, mantendo os cabelos bem lavados e as unhas limpas e aparadas, lavando as mãos antes das refeições e tratando, sempre, dos dentes.

2. Siga os procedimentos de segurança do trabalho para garantir a integridade física, bem como a produtividade e a qualidade.

3. Mantenha o ambiente limpo e organizado.

4. Não fofoque ou faça brincadeiras de mau gosto. Elas ferem a sensibilidade e o respeito às pessoas.

5. Procure trabalhar bem, em grupo, respeitando opiniões dos colegas, sempre colaborando.

6. Cumpra as recomendações da Medicina do Trabalho. Por exemplo: compareça sempre ao exame médico periódico, no horário e data previstos.

• Gostar da vida, do próprio corpo.
• Cuidar da saúde pessoal.
• Evitar abusos físicos e mentais.

QUINTO S

Senso de Autodisciplina
Autodisciplina é você saber das suas responsabilidades em cada tarefa. É colocar sempre em prática tudo o que foi visto com o Programa 5S, para que você continue mantendo a qualidade no seu trabalho e na sua vida.

Vantagens do Senso de Autodisciplina
1. Cumprimento dos procedimentos operacionais, visando à produtividade, à qualidade e à segurança no trabalho.

2. Constante desenvolvimento pessoal e profissional.

3. Melhor relacionamento entre os operacionais e a administração.

4. Incentivo à capacidade criativa dos empregados, na geração de novas idéias, buscando a melhoria da qualidade do ambiente.

5. Estímulo à participação de todos os empregados nos resultados da empresa.

Como praticar o Senso de Autodisciplina
1. Colabore para o aperfeiçoamento, cada vez maior, do seu trabalho.
2. Transforme o que você acabou de apreender com os 4 primeiros S num hábito diário.
3. Reúna-se com seus colegas sempre que tiver um problema a resolver.
4. Não critique sem antes fazer uma reflexão. Depois, apresente as soluções.
5. Pense sempre em uma forma mais eficiente para fazer as coisas.
6. Siga os procedimentos operacionais e de segurança de sua área.
7. Não force as máquinas. Elas são suas aliadas no trabalho.
8. Use seu Equipamento de Proteção Individual (EPI) porque você conhece os riscos do seu trabalho e a necessidade de se proteger.

Bem, agora que já descartamos, ordenamos e limpamos nosso ambiente de trabalho, precisamos mantê-lo no padrão alcançado. Isto é Autodisciplina!
O outros 3´S, segundo Vitor Colenghi (2007).

SEXTO S

Determinação e União
É a determinação, conscientização e comprometimento da alta administração, em parceria com a união de todos os colaboradores, em trabalhar em benefício da empresa. O fator de sucesso é o exemplo que vem de cima (da direção), aliada à motivação, à liderança e à eficiência do sistema de comunicação que deve existir na empresa.

SÉTIMO S

Educação, formação profissional e treinamento
É o comprometimento e o investimento que a organização disponibiliza em qualificação de sua força de trabalho. Visa a qualificar o profissional e engrandecê-lo como ser humano, tornando-o mais criativo e produtivo de modo a ter melhor empregabilidade, essencial para ocupar novas posições dentro e fora da empresa.

OITAVO S

Economia e combate aos desperdícios
Esse senso encerra o ciclo de implantação do Programa 5S+3, pois somente depois que as pessoas são educadas, treinadas e conscientizadas é que elas se sentem motivadas para introduzir mudanças e melhorias de baixo ou nenhum investimento, visando à economia, ao combate aos desperdícios e ao aumento da produtividade.

Enfim, o Programa 5S+3 busca seguir 10 princípios da Qualidade Total, que são:

1. Total satisfação dos clientes.
2. Garantia de qualidade.
3. Gerência privativa.
4. Melhoria contínua.
5. Desenvolvimento humano.
6. Gerência de processos.
7. Constância de propósitos.
8. Poder na execução.
9. Comunicação e disseminação de informações.
10. Busca da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário